Quais as principais mudanças que a Reforma Tributaria irá promover?

Quais as principais mudanças que a Reforma Tributaria irá promover?

Muito se tem falado sobre a Reforma Tributária, que foi aprovada recentemente e promete mudar completamente a forma como os tributos são pagos hoje em dia. Por conta disso, é necessário que tanto as empresas quanto os profissionais da área contábil estejam preparados para as mudanças que estão por vir.

O que a Reforma Tributária irá mudar?

Com a Reforma Tributária, o Sistema Tributário Brasileiro se tornará mais justo e menos burocrático, visto que uma boa parte dos impostos existentes será extinta, dando lugar a novos tributos que terão a mesma função dos já conhecidos, mas de maneira unificada.

Quais impostos deixarão de existir com a Reforma Tributária?

A Reforma Tributária, como mencionado anteriormente, chega a fim de tornar o Sistema Tributário Brasileiro menos burocrático e mais justo, facilitando a vida do setor empresarial, que terá mais tempo para focar em outras áreas e menos preocupações com uma carga excessiva de tributos.

Os impostos que serão extintos com a chegada da Reforma Tributária são:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Intermunicipais e Interestaduais e de Comunicações);
  • ISS (Imposto sobre Serviços);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Quais serão os novos impostos que substituirão os extintos?

Com o objetivo de simplificar o Sistema Tributário Brasileiro, a Reforma Tributária irá unificar os impostos extintos em dois novos tributos:

  • IBS (Imposto sobre Bens e Serviços);
  • CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

Além desses dois impostos, que chegam para substituir os tributos existentes, a Reforma Tributária também prevê a criação do IS (Imposto Seletivo).

Quando a Reforma Tributária entra em vigor?

A Reforma Tributária será implementada de maneira gradativa nos próximos anos, com início em 2026 e finalização dessa fase de implementação em 2033.

Acompanhe nosso site e fique por dentro de todas as novidades! Aqui, no Reforma Tributária Informa, você terá sempre acesso à informação de maneira simples e direta!

Fernando Azevedo

Sou Contador formado na UNIFEV em 2015, atualmente atuo como Analista Fiscal e sou um apaixonado pelo jornalismo. Por isso, uni os dois mundos e neste site, te manterei por dentro de tudo que está sendo dito sobre a Reforma Tributaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *